Informativo
Educação permanente em saúde: parceria entre UFV e Prefeitura de Viçosa valoriza profissionais do SUS

A professora Cristiane Magalhães de Melo, do Departamento de Serviço Social (DSE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), integrou a equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde Equidade/UFV na coordenação do minicurso “Comunicação Não Violenta na promoção do cuidado em saúde para trabalhadoras(es) do SUS”.
O evento, realizado no dia 19/09, foi promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa e o PET-Saúde Equidade/UFV.
Contando com público de quase 200 profissionais da saúde, o evento inaugurou o 1º Ciclo de Educação Permanente para os profissionais do SUS, uma iniciativa voltada para a valorização e formação contínua dos trabalhadores da saúde.
Segundo a secretária adjunta de Saúde de Viçosa, Vanessa Amaral, a realização do minicurso marca um importante passo na valorização dos profissionais da rede de atenção primária:
“O tema da Comunicação Não Violenta contribui para fortalecer as relações interpessoais e de
trabalho, favorecendo diálogos mais respeitosos e conscientes”, destacou.
O PET-Saúde Equidade é financiado pelo Ministério da Saúde e tem como propósito aproximar ensino e serviços de saúde, com foco na promoção da equidade. O programa envolve professores e estudantes de diferentes departamentos da UFV — entre eles Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Comunicação Social, Nutrição e Educação Física — além de trabalhadoras(es) e gestoras(es) do SUS em Viçosa.
