Informativo
Estudantes do Curso de Serviço Social realizam Roda de Conversa sobre “Consciência Negra: educação, identidade e ações de resistência ao combate ao racismo estrutural” em Pedra do Anta/MG
No dia 25/11/2025, às 13h, no município de Pedra do Anta/MG, foi realizada a Roda de Conversa “Consciência Negra: educação, identidade e ações de resistência ao combate ao racismo estrutural”. A Roda de Conversa foi mediada pela Profª. Dra. Mirian de Freitas do Departamento de Serviço Social (DSE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelas estudantes e egressa do Curso de Serviço Social, respectivamente, Bruna Theodoro; Luana Vital; Laylla Duarte e Lorraine Bastos. Além da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A iniciativa teve como objetivo principal ofertar aos participantes, em sua maioria crianças, um debate de maneira lúdica e didática sobre o racismo e suas formas de manifestações no dia a dia. Sabe-se que se trata de um tema urgente e necessário de ser debatido e refletido criticamente pela sociedade em geral, que é o racismo e suas estruturas de poder, a conversa aconteceu partir de uma linguagem acessível para a idade dos sujeitos, de forma a despertar a curiosidade e participação ativa dos mesmos durante toda proposta.
Assim, o debate e reflexões acerca do mês da consciência negra, visou abordar questões como ações de combate ao racismo estrutural no cotidiano, primordialmente a partir de exemplo e perguntas, com a finalidade de estimular a participação ativa, além disso, foi também apresentada as várias formas de manifestações e resistência da cultura afrobrasileira e sua diversidade. A ação teve como sujeitos crianças que são referenciadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do referido equipamento da Assistência Social em Pedra do Anta, MG, bem como buscar ações de fortalecimento entre a UFV), especificamente o Curso de Serviço Social, e as instituições de Políticas Públicas de Viçosa e região.

Fotos: registros da roda de conversa acerca do tema “Consciência Negra: educação, identidade e ações de resistência ao combate ao racismo estrutural.”
