Sobre o Curso

O curso de Serviço Social está sediado no Departamento de Serviço Social (DSE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), situado no Campus Viçosa, e vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

Contou com a primeira turma em março de 2017, possui oferta na modalidade de bacharelado, em horário integral, presencial e contando com a oferta de 60 vagas anuais. O tempo de duração é de 4 anos (8 semestres), em que os estudantes devem cumprir uma carga horária total de 3.000 horas, sendo 2.460 horas de disciplinas obrigatórias e 540 horas de disciplinas optativas. Desse total, 10% (313 horas) da carga horária é destinada a cumprir a obrigatoriedade nacional de curricularização da extensão (Lei nº. 13.005/2014 e Resolução CEPE 06/2022), sendo essa carga integralizada por meio de atividades de extensão diversas.

Foi reconhecido pelo MEC no primeiro semestre de 2022 (Portaria Nº 1.077, de 14/12/2022), e conquistou conceito máximo na primeira avaliação do ENADE, realizada em 2022.

A graduação é estruturada através de três núcleos fundamentais do conhecimento: Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos, Núcleo de fundamentos da formação sócio histórica da sociedade brasileira e Núcleo de fundamentos do trabalho profissional.

As atividades do curso abarcam aulas teóricas e práticas (com metodologias ativas); visitas técnicas; estágio curricular obrigatório; realização de trabalho de conclusão de curso, no formato de monografia; atividades complementares; e possibilidades de inserção em modalidades de ensino, pesquisa e extensão.

Cabe mencionar que o assistente social é caracterizado como profissional da saúde, de acordo com a Resolução CFESS Nº 383/99.