Apresentação

O Departamento de Serviço Social (DSE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), situado no Campus Viçosa e vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), abarca a graduação em Serviço Social e a pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Economia Doméstica, modalidade stricto sensu.

O Departamento de Serviço Social conta com 92% do seu quadro docente com formação em nível de doutorado, que se dedicam a atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração com Dedicação Exclusiva (DE). Além de disciplinas de graduação e pós-graduação, os docentes do DSE ofertam atividades diversas aos estudantes que, também, cursam disciplinas e participam de atividades em outros Departamentos da UFV.

O Curso de Serviço Social, com sua maturidade no campo teórico-interventivo, fundamental para atender demandas da sociedade, tem grande importância para o desenvolvimento do país, considerando a centralidade que o campo social ocupa. Assim, a criação do Curso de Serviço Social está em consonância com o planejamento estratégico da UFV e sua proposta expansionista de criação/adequação de cursos, que incorporem os anseios e necessidades da população, o compromisso ético político e as demandas do mercado de trabalho.

O curso foi criado em 2017, é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), possui oferta na modalidade de bacharelado e ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SISU), além de outros por meio de editais de vagas ociosas. E, a partir de 2024, conta com o retorno do Programa de Avaliação Seriada para ingresso no Ensino Superior (PASES).

Além da graduação em Serviço Social, o Departamento abarca o Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED), que está sediado na área de Serviço Social na Capes. O Programa oferta o Mestrado desde 1992, como primeiro curso stricto sensu implantado no CCH/UFV, e o Doutorado desde 2014, que ampliou as possibilidades de pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O PPGED, que possui nota 5 na avaliação da CAPES, foi o curso mais produtivo na área do Serviço Social no triênio 2007-2010 e o segundo mais produtivo no triênio 2011-2014. Na Avaliação Quadrienal 2021, publicada em 02/09/2022, o PPGED alcançou maior mediana de produção intelectual da área de Serviço Social na Capes, conforme excerto do relatório da Capes.

Dentre os veículos de divulgação científica, o Departamento possui a Revista Oikos, periódico lançado em 1981, destinado à divulgação gratuita do conhecimento produzido na área de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas e que, na sua última avaliação (Capes, 2022), elevou a sua qualificação para A2. E o Seminário Internacional de Política Social, que contou com a primeira edição em 2023.